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Calçamentos e Nomeações de Ruas

Onde a prefeitura passa, a transformação acontece!
Em menos de 30 dias foi realizado a pavimentação de mais uma rua do conjunto Lourival Correia de Araújo, na qual a mesma foi nomeada com o nome de “Rua Otávio Felipe Rodrigues”.
A pavimentação de ruas proporciona conforto à população, melhora as condições de limpeza, contribuindo para a saúde pública, proporciona níveis satisfatórios de segurança, promove mais acessibilidade e melhores condições de circulação na cidade.

Todos os dias milhões de pessoas trafegam pelos diversos espaços da cidade.

De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o último levantamento sobre a densidade demográfica do país, realizado em 2010, revelou que São Paulo é a maior cidade em extensão e em número de habitantes.

Além disso, também é a cidade com a maior frota de veículos. De acordo com estatísticas do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), são quase nove milhões de carros, motos, caminhões, ônibus e demais maquinários pesados em circulação.

Por conta do grande fluxo de pessoas e veículos, diversos  problemas podem ser identificados tanto em vias urbanas quanto em rodovias estaduais e federais.

Esse fluxo é responsável pela ocorrência de acidentes em grandes proporções, seja por falhas humanas, sinalização de trânsito inadequada ou inexistente e até mesmo danos estruturais que comprometem a segurança nas vias.

Por esse motivo, a manutenção viária torna-se um tema de interesse público, afinal, uma via precisa comportar todas essas pessoas e veículos com índices de qualidade satisfatórios.

Veja, a seguir, qual a importância de se investir na pavimentação e manutenção das vias públicas!

Por que pavimentar as ruas?

A história da pavimentação no Brasil tem início na década de 1950 com a chegada da indústria automobilística. Para iniciar o processo de industrialização, os governos de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek deveriam oferecer garantias de atuação no mercado brasileiro e, para isso, estradas deveriam existir para comportar o fluxo de veículos.

Desde então, o que temos visto é a crescente utilização desse tipo de material, justamente por apresentar uma série de benefícios. Essa camada densa tem como função:

  • Resistir e distribuir ao subleito os impactos na superfície.
  • Melhorar as condições de rolamento, proporcionando comodidade e segurança.
  • Resistir aos esforços horizontais, ou seja, as forças exercidas pelo deslocamento nas vias, tornando mais durável a superfície de rolamento.

As espessuras das camadas constituintes de uma obra de pavimentação irão depender de características como, por exemplo, tipo do terreno, intensidade do tráfego e qualidade dos materiais empregados nas diferentes camadas estruturais do pavimento.

Hoje, essa estrutura é responsável por uma série de benefícios à sociedade, uma vez que permite a conexão com outras regiões da cidade, facilitando o acesso da população aos diversos serviços e opções de lazer ou, simplesmente, a estabelecer a melhor rota para deslocamento.

Mas e quando as vias já estão deterioradas? Como proceder?

Continue a leitura e descubra.

Como acontecem as obras de manutenção?

Quando se fala em obras é quase impossível deixar de mencionar as tradicionais ordens de serviço como partes essenciais desses processos, atuando como mecanismos de controle de execução e qualidade.

É por meio desse tipo de documento que os funcionários terão acesso às suas demandas do dia, bem como os equipamentos e materiais necessários para execução do serviço dentro do tempo estipulado e com o maior índice de satisfação.

Para o trabalho de manutenção das vias há possibilidade de realizar dois tipo de procedimentos: preventivos e corretivos.

É importante destacar que todas as obras concluídas podem ser utilizadas como base técnica para execução de novos projetos. A partir dos relatórios de obras é possível conhecer a realidade e as características de cada cidade, permitindo um melhor planejamento das soluções de mobilidade que serão aplicadas a cada situação.

 

Modernização das vias urbanas

Uma cidade moderna e bem estruturada não se preocupa apenas em realizar a manutenção de suas ruas e avenidas. Há outros fatores que proporcionam conforto, harmonia e segurança no deslocamentos da população que também necessitam de cuidados especiais.

Um deles trata-se das áreas paralelas às vias, destinadas exclusivamente aos pedestres: as calçadas. Um estudo promovido pela Campanha Calçadas do Brasil 2019, realizado pela Mobilize Brasil em setembro, avaliou a condição de calçadas, sinalização para pedestres, conforto e a segurança para quem caminha nos entornos de edificações públicas nas capitais Brasil afora.

O levantamento apontou que nas capitais do país encontram-se calçadas estreitas, buracos, degraus, postes, faixas de travessia apagadas, semáforos ausentes ou deficientes, ambientes poluídos e ausência de locais para descanso e refúgio de dias quentes ou de chuva.

Tudo isso afeta diretamente o simples ato de andar pelas vias públicas de forma ergonômica, sustentável e segura.

É importante destacar que este estudo somente analisou as calçadas considerando o entorno de prédios públicos nas capitais do Brasil. Portanto, pode-se imaginar que esse tipo de situação se repita por todo o território brasileiro.

Além das calçadas, os serviços de limpeza, coleta de resíduos e o manejo de vias arborizadas também fazem parte do conjunto de estratégia de manutenção viária.

Todas essas ações atuam como prevenção a possíveis acidentes, uma vez que se passa a levar em consideração todos os aspectos que ofereçam riscos ao deslocamento da população.

Desse forma, a manutenção se torna eficiente e gera segurança, assegurando o direito de ir e vir de todos aqueles que utilizam essa estrutura.

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