A Secretaria Municipal de Saúde de Salgado de São Félix realizou ações nas Unidades de Saúde da Família de Conscientização sobre o combate à Tuberculose, esclarecendo a população sobre as condições de saúde, sociais e econômicas da tuberculose (TB) e intensificar os esforços para combater a tuberculose.
A tuberculose continua sendo a doença infeccioso com alta incidência de mortalidade. Todos os dias, mais de 4000 pessoas perdem a vida devido à tuberculose e cerca de 30.000 ficam doentes com esta doença evitável e curável. Cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose no mundo e mais de um milhão morrem, anualmente. No Brasil, a doença é um sério problema da saúde pública. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose. O principal sintoma da tuberculose é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que toda pessoa com tosse por três semanas ou mais, seja investigada para tuberculose.
Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como: febre vespertina;sudorese noturna; emagrecimento;
cansaço/fadiga. A pessoa com tuberculose deve ser orientada, de forma clara, quanto às características da doença e do tratamento a que será submetida, bem como sobre o uso dos medicamentos, duração e regime de tratamento, benefícios do uso regular dos medicamentos, possíveis consequências do uso irregular dos mesmos e eventos adversos. Todas as pessoas que seguem o tratamento corretamente ficam curadas da doença. A principal maneira de prevenir a tuberculose é com a vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin), disponível gratuitamente no SUS. Essa vacina deve ser dada às crianças ao nascer, ou, no máximo, até 04 anos, 11 meses e 29 dias de idade e protege contra as formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a meníngea.